sábado, 7 de agosto de 2010

Portfolio Érica Medeiros

Unidade 2
Internet, Hipertexto e Hipermídia


PORTFÓLIO ÉRICA MEDEIROS


Ao iniciar o curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo”, realizei atividades que foram de suma importância na vida pessoal e profissional.
O curso é a distancia e divido por unidades, e para facilitar a resolução das atividades e participação nos fóruns a unidade 1, tendo por tema Tecnologia na sociedade, na vida e na Escola.
Participei das atividades, e para realizá-las foi necessário interagir nos fóruns com os colegas participantes e refle
tir sobre a utilização da tecnologia nos dias atuais, onde pude perceber que a mesma tem importâncias únicas na vida . Ela pode encurtar distancias abrir novos caminhos e apresentar conteúdos diferenciados, fazendo com que nossos alunos conheçam a diversidade e aproveitem-na.
Tivemos cinco atividades nesta primeira unidade, estando assim distribuídos:


Conhecendo a Turma

Nesta atividade tive que me apresentar e interagir com os colegas. Foi importante, pois pude conhecer todos os colegas que iriam participar do curso e conhecer um pouquinho mais de cada um.
Atividade 2

Professora Aprendiz
Nesta atividade procurei expor como me sinto em relação aos cursos de formação continuada, que são de suma importâ
ncia para a vida de qualquer profissional.
Atividade 3

Registrando a própria reflex
ão

A atividade 3 Registrando a própria reflexão me proporcionou refletir sobre minha participação no trabalho e a relação de meu trabalho com a aprendizagem de meus alunos, onde o foco principal seria a relação tecnologia/educação;


Atividade 4
Educação e Trabalho


Assisti ao vídeo do Professor D
owbor sobre A escola diante deste novo panorama da sociedade, e nele pude refletir sobre a importância da inclusão das novas tecnologias na pratica pedagógica. A tecnologia oferece uma dinâmica em sala de aula que faz com que nossos alunos fiquem presos a ela conquistando um nível de aprendizagem rápido e com uma facilidade maior, já que eles gostam de estar atualizados na mídia.

Atividade 5
Conhecendo uma Experiência

Nesta atividade tive a oportunidad
e de viajar pela plataforma Freire e outras sugeridas pelo programa. Participei de riquíssimas experiências e escolhi uma delas para fazer o comentário e ate por em pratica em minha sala de aula. Deixo aqui um link para que possam visitar e se deliciar. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Nele encontraremos vários recursos
que podem ser útil a nossa vida e sala de aula.


Acredito que o professor deve estar sempre inovando, e como cita o texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado 2003, eu ainda não sou uma especialista em todos os recursos de minha sala de aula, mas sou crítica e faço parte dessa sociedade que busca sempre algo novo. Já trabalho utilizando alguns recursos, mas sei que isso ainda não é suficiente. Tenho sede de inovar sempre.
Contudo, Sei também do enorme cam
po de pontos negativos que a tecnologia pode implantar em nossos alunos, e por isso, o cuidado em estar sempre procurando primeiro e sugerindo os sites que eles possam estar pesquisando os assuntos, é de suma importância.


“Produtos e Objetos do Portal do professor”
Ao visitar o portal do professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html me deparei com uma diversidade de recursos, que podemos utilizar em nossas salas de aula para tornar a aula mais atrativa, fazendo com que a aprendizagem chegue de maneira mais natural.
Um dos vídeos assistido
s para organização das aulas de Geografia, foi “ Fernando de Noronha “.
O documentário sobre Fernando de Noronha apresenta sua origem, desde de quando ainda era uma colônia penal. Mostra suas transfo
rmações, ate chegar hoje a esse lindo arquipélago, visitado por turista do mundo inteiro.
Podemos encontrar esse vídeo no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=788
Procurando ainda mais, sobre como diversificar minhas aulas, encontrei “ Caixa d'água [Por dentro da es
cola]”. Esse vídeo tem por objetivo apresentar o projeto Caixa d’água, desenvolvido pelos alunos do colégio Marcílio Dias da comunidade de Ilha das Peças, no Paraná, onde o envolvimento dos alunos, da comunidade, é de suma importância para o problema água, que esta atingindo muitos lugares.
Descrição do projeto
Apresenta episó
dio do programa Por Dentro da Escola. Este episódio mostra o projeto de construção de uma caixa d’ água na comunidade de Ilha das Peças, no Paraná, realizado pelos alunos e professores do colégio Marcílio Dias. Esse projeto foi fundamental para resolver o problema de abastecimento de água na comunidade.
Um terceiro vídeo assistido “Belém”
apresenta um Estado Brasileiro que cresceu muito com o ciclo da borracha. Desenvolve diversos tipos de artesanato e preserva sua cultura. O vídeo apresenta ainda, uma culinária rica de origem antiga. Para quem pretende trabalhar uma aula diferente, esta é uma boa opção.
O Objetivo do ví
deo é Apresentar a cidade de Belém do Pará ao mundo. Sua hidrografia, história e valores culturais. Podemos encontrar esse vídeo em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=814
Descrição
Episódio do Progra
ma Momento Brasil, da TV Escola. Apresenta a cidade de Belém do Pará enfocando sua história, artesanato, culinária, danças típicas, crendices culturais e curiosidades.
Referencia
* Todos esses vídeos, foram encontrados no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html e
m Recurso - Vídeo.
* Os vídeos foram fornecidos a esse portal por professores da UnB.

Ja estamos entrando no quarto modulo do curso, e as atividades estão cada vez melhor. Para iniciar, tive uma
participação no forum onde contribui acrescentando o seguinte texto:

Nessa atividade cada participante deverá explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, também conhecerá as características apontadas pelos colegas do curso, criando, com isso, uma rede de reflexão coletiva da turma.

O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, segundo o texto disponível.

Concordo com o que o autor diz, pois se acrescentarmos algo interessante em nossas aulas, alem de prender a atenção dos alunos, ela vai fazer com que ele tenha maior facilidade de lembrar-se de tudo que foi trabalhado, alcançando assim a aprendizagem desejada.

Existem milhares de professores, que trabalham utilizando as mais diferentes metodologias para chamar a atenção do aluno. O que todos temos em comum, é o objetivo a ser alcançado: a aprendizagem. Através do portal do professor, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html temos ótimas dicas de como utilizar os mais diferentes recursos.

Para mediar o conteúdo levando ao aluno de uma maneira que ele possa responder com resultados positivos, o uso do computador, projetor de imagens e outros recursos, é de fundamental importância, pois estamos em dias, que os alunos estão familiarizados com esse tipo de recurso, e para ele se tornará mais atrativo e interessante, alem de que com o uso do computador, ele pode aprimorar suas pesquisas, buscando maiores respostas a todas suas duvidas.

Tudo isso deve ser feito com acompanhamento firme e seguro pelo professor, pois apesar do computador ser um excelente meio de respostas, também pode funcionar como desorientador e desvirtuador dos objetivos a serem alcançados, por conter muita coisa interessante para os jovens, mas não apropriadas ao crescimento educacional.


A terceira atividade do modulo minha contribuição se da respondendo questões como:

_ O que é Currículo?

O planejamento curricular é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pelo curso de formação. É a espinha dorsal que integra vertical e horizontalmente a ação educativa. É constituído de alguns elementos fundamentais: natureza e especificidade do conhecimento, desafios pedagógicos, encaminhamentos pedagógicos, proposta de conteúdo, processo de avaliação (VASCONCELOS, 2006).

Assim, Segundo Os Parâmetros Curriculares Nacional O Currículo é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor.

_ Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Se o Currículo É o “processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. (VASCONCELLOS, 1997), posso dizer que a escola ao inserir recursos tecnológicos no currículo, esta buscando uma melhor maneira de mediar a aprendizagem ao educando, pois ela dinamiza as aulas, chama a tenção do aluno fazendo com que ele realmente aprenda sobre o que esta sendo apresentado.

_ Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Fazendo com que os professores entendam a real importância da tecnologia na vida dos alunos. Assim, poderemos nos preparar melhor para aproveitar o Maximo de cada aluno.

Usando a tecnologia que é um recurso lúdico, se pode educar as crianças e jovens para viver com responsabilidade, criatividade, espírito crítico, autonomia e liberdade em um mundo tecnologicamente desenvolvido.

_ Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações que tem como centro do processo a atuação do professor para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações. A esse respeito Valente (2000) acrescenta: "(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com os Alunos diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender" (p. 4).

No entanto, para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Além disso, é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.

.

Referências bibliográficas

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Critérios de qualidade para a educação a distância. In Tecnologia Educacional.

Rio de Janeiro, v. 26, n. 141, abr./jun., 1998.

________. Uma nova dinâmica na gestão educacional. Boletim do Salto para o Futuro. TV na Escola e os

Desafios de Hoje, junho 2002.

A integração de tecnologias de informação e comunicação permite interligar essas duas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da Internet e Web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia. *http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/pg17.html

*http://www.paulofreire.org.br/Textos/Conferencia%20de%20Carlinda%20Leite.pdf

* http://cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html

* http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page325.htm

Continuando as atividade do curso, no modulo III, um projeto que colocasse nosso aluno a pesuqisar, usar os recursos tecnologicos disponiveis na escola foi a sugestão, e fizemso então o seguinte:

Planejando uma atividade usando mídias

A atividade planejada teve como objetivo homenagear os alunos pelo Dia do Estudante, onde foi elaborado um projeto que envolvesse todas as disciplinas do currículo, podendo contemplar todo um aparato de duvidas que pudessem surgir em nossos alunos.

O tema abordado foi Esporte, e a conclusão seria que todos soubessem de sua importância na vida das pessoas, em todos os momentos.

A proposta lançada aos alunos ficou distribuída por disciplina, ficando da seguinte maneira:

Em Língua portuguesa

  1. Pesquisar e elaborar textos sobre as doenças crônicas degenerativas;
  2. Fazer textos sobre o sedentarismo;
  3. Fazer cartazes sobre a importância de se praticar atividade física regularmente.
  4. Fazer um torneio da melhor redação falando sobre os seguintes temas: Sedentarismo, Obesidade, Doenças Crônico Degenerativa, A Importância da Atividade Física para o Coração, O Coração e A Atividade Física, Os benefícios da Caminhada.

Em Matemática

  1. Pesquisar e Coletar dados as doenças crônico degenerativa;
  2. Construir dados sobre os dados coletados;
  3. Interpretar os dados coletados.

Em Historia

  1. Pesquisar sobre a história das artes corporais;
  2. Pesquisar sobre a algumas culturas corporais como por exemplo: as lutas e danças e jogos, contemporalizando os mesmos.

Em Geografia

  1. Pesquisar e Localizar em mapas os paises que mais investem em esportes;
  2. Pesquisar e Discutir sobre os investimentos que são feitos nas áreas desportivas em nosso país;
  3. Pesquisar e Identificar a região brasileira que mais pratica esportes, atividades físicas e lazer.

Em Biologia

  1. Pesquisar e Elaborar cartazes expondo sobre as limitações do corpo humano;
  2. Pesquisar e Mostrar os diversos músculos e sua importância na elaboração e realização de movimentos.

Em Física

  1. Pesquisar e Elaborar gráficos e tabela de dados para calcular a velocidade média e o tempo de algumas atividades.
  2. Pesquisar e Mostrar a importância de se praticar esporte me locais adequados e com temperatura amena, considerando o estudo da termologia.
  3. Buscar dados sobre o atletismo, buscando o desempenho dos velocistas e recordistas em maratonas.

Em Química

  1. Pesquisar e Classificar os diversos tipos de anabolizantes e os seus riscos para a saúde;
  2. Buscar dados que expliquem o que acontece em nosso interior quando nos exercitamos e nos alimentamos;
  3. Pesquisar sobre A importância de hidratar-se ao se exercitar;

Em Inglês

  1. Pesquisar e Elaborar cartazes de países ingleses, sobre a sua cultura corporal e o se isso tem causado um reflexo em nosso país.
  2. Pesquisar sobre o traje esportivo desses paises, sobre o esporte e as grandes marcas de vestimentas e calçados.

Sociologia

  1. Elaborar convite para que profissionais da área venham falar sobre o assunto.
  2. Desenvolver um tema de debate sobre o assunto em forma de mímica, valorizando as expressões culturais.

Educação física

Coordenar e executar o projeto

O projeto foi um sucesso.

No dia do Estudante, tivemos as apresentações das pesquisas feitas pelos alunos e para culminar, um torneio premiando os melhores colocados masculino e feminino.

A participação dos alunos foi muito importante, pois alem de praticarem um esporte eles pesquisaram, ouviram e com certeza terão em mentes que o esporte previne evita e combate muitas doenças.

Obs: O projeto se encontra na integra na Escola Marcilio Pontes dos Santos, com fotos.

Responsáveis pelo projeto:

Cecilda, Erica e Roberval


E encerrando as atividade do IV modulo, tivemos ainda um desafio, que seria deixar os alunos elaborarem o proprio projeto que iriam colocar em pratica, com o auxilio dos professores. Foi quando apresentamos um projeto que fala sobre lixo sugerido pelo portal do professor e els abraçaram a causa e fizeram o seguinte

Plano

Os alunos da Escola Marcilio Pontes, sobre orientação dos professores Érica, Cecilda e Roberval, escreveram um projeto, onde tiveram como base o projeto sugerido pelo portal do professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, e contaram com a orientação dos professores mencionados. No projeto, inseriram um vídeo e fotografia elaborados por eles no lixão da cidade onde moramos.

O projeto elaborado pelos alunos ficou assim :

Estrutura curricular

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Médio

Geografia

Classificação do Lixo e seus variados destinos

Autores: Alunos do 2ª ano C da Escola Marcilio Pontes dos Santos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer com que as pessoas adquiram comportamentos ambientalmente corretos no cotidiano, na vida escolar, em casa e na sociedade, assim contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

Duração da Atividade

4 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa informal sobre a classificação do lixo e como reciclar.

Estratégias e recursos da aula

· Pesquisar e Refletir sobre os males causados pelo lixo;

· Identificar o lixo orgânico, papel, metal/aço, plástico, vidro e como ele deve ser coletado;

· Conscientizar a todos sobre as conseqüências causadas pelo acumulo de lixo;

· Apresentar diferentes formas de reutilizar o lixo:

· Montar oficinas de reciclagem.

Estratégia 1:

Pesquisar sobre

• Classificação, origem e características dos resíduos
• O que são Resíduos Sólidos?
• O que são Resíduos Gasosos?
• O que são Resíduos Líquidos?
• O que são Resíduos Tóxicos?
• O que são Resíduos Hospitalares?
• O que são Classes dos Resíduos?
• O que é a Coleta e Disposição dos Resíduos?

Estratégia 2:

* Através das atividades proposta fazer com que os alunos que participarão do projeto compreendam os problemas causados pela decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixos na natureza, a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente bem como a maneira correta de ser depositado o lixo;

* Despertar a criatividade dos alunos no exercício das atividades e na prática social.

* Fazer um passeio pela cidade, para que os alunos observem a quantidade de lixo depositado nas ruas e fora do local correto;

* Fazer visita ao lixão da cidade para ver a distribuição do lixo jogado;

* Apresentar vídeo Ilha das flores do Diretor Jorge Furtado, disponível em: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/Filme.asp

*Fazer uma exposição dos cartazes e dos tambores de lixo que serão produzidos em uma oficina de reciclagem.

Aula 1

Os alunos farão a pesquisa sobre os temas sugeridos nos hiperlinks

Aula 2

Após pesquisa os alunos se dividirão em grupos e farão uma discussão, colocando em uma mesa redonda todo o assunto pesquisado.

Aula 3

Os grupos deverão fazer uma visita ao lixão da cidade, registrando com fotos as imagens que mais chamar atenção

Aula 4

Os alunos montarão uma apresentação das imagens adquiridas e apresentarão aos demais colegas da escola.

Após todas essas atividades, o professor deverá estruturar no blog da escola uma discussão a respeito da pesquisa realizada e seus resultados, instigando as seguintes questões:

a) O que você entende por lixo?

b) Onde os lixos devem ser depositados?

c) O que são lixo orgânico e lixo inorgânico?

d) Como você participa da organização do lixo em sua casa, na escola e na cidade?

2- O que você acha da a tabela apresentada abaixo:

Veja quanto tempo a natureza leva para absorver alguns tipos de materiais

Material

Tempo

Jornais

Embalagens de Papel

Casca de frutas

Guardanapos de papel

Pontas de cigarro

Fósforo

Chicletes

Nylon

Sacos e copos plásticos

Tampas de garrafa

Pilhas

Garrafas de vidro ou plástico

Frascos de vidro ou plástico

2 a 6 semanas

1 a 4 semanas

3 meses

3 meses

2 anos

2 anos

5 anos

30 a 40 anos

100 a 500 anos

100 a 500 anos

100 a 500 anos

Indeterminado

Indeterminado

De sua opinião sobre ela.

Recursos complementares

www.resol.com.br/
www.ecolnews.com.br/lixo.htm
www.cempre.org.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário