terça-feira, 25 de outubro de 2011

VAMOS FALAR DA INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES AMERICANOS?

As guerras de independência na América

Foram numerosas guerras contra o Império Espanhol e o Império Português na América. Ocorreram durante o início do século XIX, a partir de 1808. Os conflitos podem ser caracterizados tanto como uma guerra civil e uma guerra de libertação nacional como guerras internacionais (entre países), uma vez que a maioria dos combatentes de ambos os lados eram espanhóis e americanos, o objetivo do conflito por um lado foi a independência das colônias nas Américas.

As guerras, em última instância, resultaram na criação de uma série de novos países independentes.

Após leitura do texto indicado no livro, poste o que você compreendeu sobre o assunto.

De sua opinião.

Bom trabalho


Professora Érica.

21 comentários:

  1. Lutas entre colonos e indios

    Como sabemos o descobrimento das americas resultou num encontro entre dois povos, europeus e nativos americanos que resultou tambem no desapaecimento dessas culturas indigenas principalmente por causa de gurras os poucos que sobraram nos dias atuais ainda sofrem com intereses econômicos que tentan expulsa-los de suas terras. Aqui no Brasil existem bons exemplos de comflitos entre colonos e indios como a guerra de tapuias essa guerra foi conhecida como gurra dos trintas anos e foi um dos atritos mais graves entre colonos e indios, o nome tapuias era usado pelos portugueses para denominar indios hostis, mas na verdade o nome dessa tribo era janduis, um povo que habitava o sertão nordestino. A guerra entre janduis e portugueses começou no século XVII, essa guerra começou por que os janduis eram aliados dos holandeses que invadiram o Brasil tentando toma-lo de pootugal, mas quando os holandeses foram expulsos as tropas metropolitanas se voltaram contra os indios, tentaram por varias veses acabar com os janduis mas os soldados metropolitanos não conheciam a mata onde os indios se escondiam, isso tudo mudou quando a coroa contratou os bandeirantes que conheciam bem as matas com a missão de aniquilar os janduis, em 1713 o povo jandui não existia mais.
    Outras guerras envolvendo indios tambem aconteceram como a guerra guaranitica, o nome vem dos gaurani pois a area de conflito era de habitação dessa tribo, essa guarra aconteceu pela dispulta de territorio entre portuguses e espanhóis, mas a area em dispulta era habitada por guaranis que foram convocados a lutar por seu territorio, grande parte dos 30 mil indios que habitavam a região morreram, guerra entre portugueses e espanhóis se prolongou até o seculo XVIII, os portugueses reafirmaran seu territorio e novemente os indios foram os grandes derrotados.
    Não foram só os portugueses que cresceram os olhos para nativos os espanhóis tambem foram gananciosos quanto a civilizacão inca, os espanhóis conceguiram dominar e roubar todas as riquesas incas, mas isso tudo só foi possivel por causa de dois determinantes fatores; o primeiro foi que eles aproveitaram que os dois irmãos Atahalpa e Huáscar estavam enfraquecidos pela dispulta de poder entre eles, e o outro foi que os incas acreditavam que os deuses voltariam ao convivio humano, então os incas acreditavam que os espanhóis fossem esses deuses mas quando eles se deram por si de que não se tratavam de deuses e sim de dominadores ja era tarde.
    Indios ainda tentaran lutar contra a dominação espanhola como tupac-amaru e seu povo eles quase consseguiram mas quando tentaram dominar o peru foram traidos por seguidores e acabaram derrotados por tropas metropolitanas.
    Mas não foi so na america latina que aconteceram conflitos entre colonizadores e indios, na america inglesa tambem ocorreram conflitos menos graves e extenssos como os daqui mas que acoteceram numa area concentrada no sudeste dos estados unidos, no norte temtaram cateczar, comprar terras dos indios mas foram mau sucedidos por isso ocorreram mais conflitos memo os estados unidos ja serem independentes, a população indigena sobrevivente encontra-se hoje em areas demarcadas e bem protegidas.

    Alan carlos dos santos pereira 2º "A"

    ResponderExcluir
  2. As lutas entre colonos e Indios

    Com o encontro entre os povos nativos resultou exterminio, alem das pessoas que moriam, as sociedade as pessoas sofreram co a destruição cultural. Mas nos dias em que vinha os indigenas lutavam pela suas existencia, os interesses continuam e expulsando os indios de suas terras .
    Ja no Brasil os conflito entre colonos e indios começaram nos primeiros anos de colonização, mas apessar das derrotas sistematicas que sofreram, os indios lutaram bravamente contra os invasores.Os conflitos entre Janduis comessaram no seculo xvii por causa que os indios eram aliados dos Holandeses, que avia envadido o Brasil.
    Com o objetivo de redefinir as fronteiras nas terras portuguesas e espanhola na America. A companhia de Jesus, que adiministrava a região armou os indios para resistirem à ocupação. A maioria dos 30 mil indios que abitava nos comfronto morreram, as lutreas e comfronto prolongou até o fim do século xviii, mas os portugueses reafirmaram e mas uma vez os indios foram mas uma vez derrotados.
    Os confrontos entre indios e explordores agravou-se muito no inicio do século xix, quando marcharam para o Oeste. Um dos obijetivo dessa ´´missão civilizadora ´´ era conquistar o Oeste,da America do Norte, o governo estava oferecendo terras de grassa pra quem estivesse enteressado na produção agricola. E então as conquistas de terras aconteceram rapidamente,muitos povos indigenas que morava la foram dezimados por causa da superioridade bérica dos conquistadores. Os povos indigenas sobreviveram e vive em reservas desmarcadas e bem conservadas.

    Aluno:Anderson da Silva Francisco

    Prof: érica..........

    ResponderExcluir
  3. AS LUTAS ENTRE COLONOS E INDIOS

    O encontro entre os europeus e os nativos da america resultou em um grande exterminio dos indios nativos, e os que não morreram ficaram impossibilidos de exercer sua cultura, e até hoje os indios lutam pelo seu sossego e encontram problemas pois os interesses economicos continuam a expulsa-los de suas terras.
    Quando os europeus chegaram na américa os indios não se apresentaram hostis ou violentos, mas esse clima de paz só durou até os nativos perceberem o que os homens brancos queriam: explorar a terra e até mesmo os indios, o que ia contra a natureza e da cultura deles.
    Em 1683 surgiu a Guerra dos Tapuias que era a denominação para os indios que se recusavam contato com o homem branco, eles abitavam o sertão nordestino. A Guerra começou pois esse indios eram aliados dos holandeses que invadiram o brasil. O governo contratou os bandeirantes para extinguir os janduís (os tapuias) e em 1713 o povo jandui não existia mais.
    Em 1750 Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri onde redefinia a fronteira entre os dois. Com esse tratado Portugal ganhava a região conhecida como sete povos das missoes. A Companhia de Jesus que adminstrava a região nao concordou com a posse de Portugal e armou os indios da região para lutarem contra os Portugueses. O resultado foi a morte da grande maioria dos indios daquele lugar, ao todo existiam 30 mil indios morando nos arredores do sete povos das missões.
    Os conquistadores espanhois em busca de minerais investiram no dominio das terras dos incas, astecas e maias. Quando os espanhois tiveram contato com o povo inca eles estavam em uma disputa de poder e o governo estava abalado. Alem disso os incas confundiram os conquistadores com deuses por causa de sua crença de que um dia os deuses voltariam, quando perceberam que nao se tratavam de deuses ja era tarde demais.
    No Peru entre 1780 e 1781 ocorreu um levante indigena liderado por Tupac Amaru que era um descendente inca e queria levantar sua cultura perdida pela colonização espanhola. Em 1780 os indios dominaram a cidade Tungasuca e assumiram o poder. Em 1781 Tupac Amaru e seus seguidores foram rumo a Cuzco capital do Peru, mas foi traido por um integrante e foram pegos e mortos como exemplo para outros não se revoltarem.
    A ocupação inglesa das terras do atual Estados Unidos resultou na expulsão dos indios. Antes disso os colonos tentaram catequizar os indios, mas não deu muito certo, então quiseram comprar suas terras mesmo assim nao foi possivel pois os indios consideram a terra como bem sagrado e nao pode ser vendido. Por isso o geito foi partir para a guerra onde tribos inteiras foram dizimadas. Hoje em dia alguns indios vivem em reservas distantes e bem protegidas.
    Durante todo o periodo de colonização sempre os nativos eram dominados e mortos ou escravizados e até hoje os indios sofrem pela sobrevivencia de sua cultura terrivelmente abalada pelo homem branco.

    Marcos Cardoso da Silva 2° ano A

    ResponderExcluir
  4. Conjuração Baiana

    A Conjuração Baiana de acordo com o meu aprendizado, o final do seculo 18 o países inteiro estava passando pelo um processo transição política, depois de varios motivos e revoltas, e por dominio de terras etc; e foi na avalanche da Revolução Francesa, a Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) aconteceu em 1798 e tinha caráter emancipacionista: exigia, a qualquer custo, a independência do domínio português.
    Quando Salvador deixou de ser a capital brasileira, acabou perdendo boa parte dos investimentos da Coroa e passou a ter papel secundário diante da nova capital, o Rio de Janeiro. A população baiana acabou sofrendo com a crise econômica do estado. A violência aumentava cada vez mais com o constante saqueamento de propriedades privadas e mercadorias.
    Em geral as principais causas foram a falta de alimentos e de produtos importados da Europa. Os revolucionários baianos eram republicanos, entre seus líderes havia sapateiros, escravos, alfaiates etc. Por isso, a conjuração baiana é também chamada de "Revolta dos Alfaiates", pois estes participavam em grande número. Eles pregavam a liberdade de comércio.
    Os ideais dos revolucionários baianos eram diferentes dos sustentados pela elite mineira. Eles pregavam a liberdade de comércio e apoiavam uma revolução contra a sociedade escravista da colônia. O mesmo fato que aconteceu em Minas aconteceu na Bahia, quando um participante do movimento, José da Veiga, denunciou a revolução as autoridades, que a separação política de Portugal, mas logo os líderes foram mortos e a revolução abafada. Para evitar mais revoltas, Dom João VI elevou o Brasil a reino unido a Portugal e Algarves.
    E logo em baicho tem algumas imagens demonstrando como era, e como funsionava a Conjuração Baina.


    ௵ Nome: ᙧacton ℜamos de Souza. ௸
    ஔ Número:37 2ª“A”.ਇ ਐ Ω

    ResponderExcluir
  5. Os conflitos na América portuguesa

    Desde quando o brasil tomou a posse oficial pelos portugueses em 1500-1822 aconteceu muitos conflitos na quelas terras antes do processo de colonização a extração do pau-brasil já provocava conflitos entre os portugueses e os indígenas porque cada um deles que ria ganhar mas lucro por isso ouve esses conflitos.

    A questão religiosa

    Os países ibéricos fizeram um modelo administrativo colonial centralizador, e com isso conseguirão se manter mesmo após a independência de suas colônias.
    Na quela época os jesuítas era chamados de saldados de cristo pois eles tinha que obedecer os superiores e o papa.
    As visitações do santo Ofício

    Como eles tinha muita perseguição na península Ibérica eles se mudarão para o Brasil. Devido eles serem católicos sempre os inquisidores ião visitar para saber se estava saindo do jeito que eles queria,a primeira visitação foi na ano de 1591 e 1595 no nordeste.
    As rebeliões coloniais no Brasil

    Aconteceram três tipos de confrontos a primeira:A luta pela a posse da terra entre os índios e os colonizadores a segunda: Rebeliões dos colonos contra a metrópole, e a terceira: Foi a intenção dos colonos romperem o pacto colonial.

    Revolta de Beckman (Maranhão, 1684)

    Em 1684 mandarão Tomás para Portugal com objetivo de defender os direitos dos colonos, mas ele foi preso. E o governo português que acontecer a rebelião e nomeu um novo governador que tratou de conciliar os interesses em conflitos.

    Guerra dos mascate (Pernambuco, 1711)

    Em pernambuco surgiu uma rivalidade entre aristocracia rural de Olinda e os comerciantes portugueses devido a queda de venda do açúcar pelo fotos da produção de café ter subindo os depósitos estavam cheio de açúcar e com isso ouve esse conflitos entre eles.

    Aluna: Dayany Cristina

    Professora:Erica

    turma: 2° A

    ResponderExcluir
  6. Trabalho de geografia


    clima do nordeste e um clima seco ,sem muitas chuvas ,tao seco que la as pessoas passam nessidade de agua andando muitos km atras de agua .Na regiao nordeste do brasil apresenta a média atual de temperatura entre 20º e 28º c.Na area situada acima de 20 metros e no litoral oriental a temperaturas varias de 20º a 26º c.As médias anuais inferiores 20º c encontra -se nas areas mais elevadas das chapada diamantina e planalto da borborema. O indice de precipitacao anual variam de 300 a 200 mm.Quatro tipo de clima estao presente no nordeste:

    *clima equatorial úmido -presente em uma pequena parte do estado Maranhao na divisa com Piaui.

    *clima litoraneo úmido-presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte.

    *clima tropical-presente no estado da Bahia,ceara ,Maranhao e Piaui.

    * clima tropical semiárido-presente todo sertao nordestino.

    com precipitaçao médias das chuvas de menos de 300 mmpor ano, as quais acorreram durante no maximo tres meses danda vasao as estiagens que duram as vezes mas de dez meses Cabeceira na Paraiba tem o titulo de munucipio mas seco do pais.



    EFEITO ESTUFA E INVERSÃO TÉRMICA


    Normalmente o termo efeito estufa é utilizado com conotacao negativa , indicando que algo esta errado acontecendo com atmosfera . No entanto a vida na terra so e possivel por causa desse efeito. Para se ter uma idea da importancia do efeito estufa pode se compara a terra e lua . Enquanto a camada de ar que envolve nosso planeta se mantem entre os entremo aproximando de -10º e 50º c a lua , que esta onde sabemos não possui seres vivos , apresenta estremo de -150º ca noite e e 100º c na surperfice exposta ao sol.A inversao termica tambem ajuda a prejudica a terra.



    ALUNA:ROSICLEIA SANTOS CASSEMIRO 3 B Nº 26

    ResponderExcluir
  7. Trabalho de geografia


    clima do nordeste e um clima seco ,sem muitas chuvas ,tao seco que la as pessoas passam nessidade de agua andando muitos km atras de agua .Na regiao nordeste do brasil apresenta a média atual de temperatura entre 20º e 28º c.Na area situada acima de 20 metros e no litoral oriental a temperaturas varias de 20º a 26º c.As médias anuais inferiores 20º c encontra -se nas areas mais elevadas das chapada diamantina e planalto da borborema. O indice de precipitacao anual variam de 300 a 200 mm.Quatro tipo de clima estao presente no nordeste:

    *clima equatorial úmido -presente em uma pequena parte do estado Maranhao na divisa com Piaui.

    *clima litoraneo úmido-presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte.

    *clima tropical-presente no estado da Bahia,ceara ,Maranhao e Piaui.

    * clima tropical semiárido-presente todo sertao nordestino.

    com precipitaçao médias das chuvas de menos de 300 mmpor ano, as quais acorreram durante no maximo tres meses danda vasao as estiagens que duram as vezes mas de dez meses Cabeceira na Paraiba tem o titulo de munucipio mas seco do pais.



    EFEITO ESTUFA E INVERSÃO TÉRMICA


    Normalmente o termo efeito estufa é utilizado com conotacao negativa , indicando que algo esta errado acontecendo com atmosfera . No entanto a vida na terra so e possivel por causa desse efeito. Para se ter uma idea da importancia do efeito estufa pode se compara a terra e lua . Enquanto a camada de ar que envolve nosso planeta se mantem entre os entremo aproximando de -10º e 50º c a lua , que esta onde sabemos não possui seres vivos , apresenta estremo de -150º ca noite e e 100º c na surperfice exposta ao sol.A inversao termica tambem ajuda a prejudica a terra.



    ALUNA:ROSICLEIA SANTOS CASSEMIRO 3 B Nº 26

    ResponderExcluir
  8. A inconfidencia mineira

    A inconfiadencia mineira foi mas uma tententativa de independecia do Brasil, a incofidencia aconteceu em Minas Gerais por causa do alto impostos da coroa portuguesa, os colonos tinha que pagar 1500 kl de ouro por ano, se não pagasse a coroa vinha com os soldados e saqueavam as casas deles e retiravam seus pertences ate dar o valor exato que ele cobravam em ouro, então as pessoas comessaram a se revoltar para tentar trazer a independecia. Tira Dentes voi um dos principais revolucionista da inconfidencia.
    A revolta não deu certo e a coroa prendeu Tira dentes e eforcou e esquatejou em praça publica e dempidurou seus pedaços em postes nas estradas para amendrotar os outros revolucionistas da epóca. A inconfidencia foi mais uma forma trastica de temtar ser livre que não deu serto, mas ficou marcada na historia do Brasil.

    aluA inconfidencia mineira

    A inconfiadencia mineira foi mas uma tententativa de independecia do Brasil, a incofidencia aconteceu em Minas Gerais por causa do alto impostos da coroa portuguesa, os colonos tinha que pagar 1500 kl de ouro por ano, se não pagasse a coroa vinha com os soldados e saqueavam as casas deles e retiravam seus pertences ate dar o valor exato que ele cobravam em ouro, então as pessoas comessaram a se revoltar para tentar trazer a independecia. Tira Dentes voi um dos principais revolucionista da inconfidencia.
    A revolta não deu certo e a coroa prendeu Tira dentes e eforcou e esquatejou em praça publica e dempidurou seus pedaços em postes nas estradas para amendrotar os outros revolucionistas da epóca. A inconfidencia foi mais uma forma trastica de temtar ser livre que não deu serto, mas ficou marcada na historia do Brasil.
    aluno: Abinadabe Nº01

    ResponderExcluir
  9. A independencia dos estados unidos
    Os Estados Unidos era constituído por trezes colônias, que por sua vez era dividida em colônia do norte e colônia do sul. O desenvolvimento da colônia não era impedido com as leis inglesa, pois tais leis não eram aplicadas.
    Porém quando o comercio colonial começou a concorrer com o comercio metropolitano, consequentemente surgiram certos atritos que resultaram com a emancipação das treze colônias. Após a Guerra dos Sete Anos, entre a França e Inglaterra, a Inglaterra vitoriosa da guerra se apossou de grande parte do Império Colonial Francês, em especial as terras a oeste das treze colônias americanas.
    O Parlamento inglês decidiu então que os colonos deveriam pagar parte dos gastos com a guerra, com o objetivo de aumentar as taxas e os direitos da Coroa sobre a América. Os fatores culturais, aliados a política repressiva dos ingleses, tiveram papel importante no processo revolucionário americano. Os colonos contestavam o direito legislativo do Parlamento inglês, e recusaram a cumprir a Lei de Aquartelamento, a qual exigia dos colonos alojamento e transporte para as tropas enviadas a colônia.
    A crise estourou em 1773 com a Lei do Chá, a qual dava o monopólio do comercio do chá à Companhia das Índias Orientais. A reação foi imediata, comerciante disfarçados de índios mohankws foram ao porto de Boston, e destruíram trezentas caixas de chá tiradas do barco, episódio que ficou conhecido como a festa dos Chá de Boston.
    Tal ato fez com que os ingleses promulgasse Leis Intoleráveis em 1774. Quando tais leis determinaram à convocação do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia (não separatista), ele enviou uma petição ao Parlamento e ao rei pedindo a revogação das Leis Intoleráveis, tudo em nome da igualdade de direitos dos colonos. Já em março de 1775, um conflito em lexington resultou na morte de alguns colonos e militarmente eles passaram a organizar-se.
    E com isso o rei declarou os americanos em rebeldia, e assim começa a guerra de independência. No mesmo ano reuniu-se o Segundo Congresso Continental de Filadélfia (separatista), onde se confirmou à necessidade de organiza-se militarmente como meio de garantir os direitos dos colonos, confirmou G. Washington no comando das tropas e deu a Thomas Jefferson a liderança de uma comissão encarregada de redigir a Declaração de Independência. Após o conflito dos colonos americanos e frances contra os ingles, no dia 4 de julhoe de 1776 os EUA se declarou independente.
    Não só porque formalizou a independência das primeiras colônias na América a Declaração de independência, como também teve um grande significado político, dando origem a primeira nação livre do continente. Mas por trás de sua invergadura o ideal de liberdade , a idéia de soberania popular e o direito individual, representando uma sinopse da mentalidade democrática e liberal da época. A manutenção da escravidão no país foi determinada pela pressão dos grandes proprientarios rurais, os quais foram importantes aliados na Guerra de Independência.
    Marli souza 2 ano A

    ResponderExcluir
  10. ISLANDIA 2 A

    os conflitos colonias
    uma revolta na america espanhola: sublevação camponesa em cuba.

    os conflitos iniciaram apois a chegada dos primeiros europeus a america.como o periodo colonia ouver varios confrontos,que puseran indios e europeus.colonos e funcionarios.america espanhola entre criollos e chapetones.
    a ilha de cuba fazia parte do imperio espanhol da america.o comecio de cubanos so era comercializados atraves da espanha. eles comprava produtor da espanha pelo um preço auticimo e tinha que vender para eles muito baixo.
    entre 1701 a 1713 ouver uma guerra de sucesão real.que resultor na coroação do Filipe V, como rei da espanha.
    com a guerra de sucesão ,os cubanos comercializava com outras nações escondidos.
    apois a coroação de Felipe,continuo as leis ,cuba somente poderia comecializar com espanha, mas dessa vez os espanhoes demorava com o pagamento dos produtos, então os vergueiros se revoutaram,que nao ouver mudança,eles se revoltaran duas vezes e nada avia mudade , mas na segunda tetativa os vergueiro atacan havana armados com lanças,facoes e estrumentos agriculas.mas novamente perderan,com sempre ganha quem tem mas dinheiro que era metropolitanos.

    ResponderExcluir
  11. A Independência dos Estados Unidos

    O motivo pela qual levou os Estados Unidos a sua Indenpendência foi na tentativa da Inglaterra em transformar as treze colônias em uma colônia de exploração.Porém os colonos não aceitavam, pois eram acostumados com a ampla liberdade comercial.Além disso a influência das idéias liberais dos filósofos iluministas também teve sua interferência.

    Milca Dutra 2°A

    ResponderExcluir
  12. Conflitos na região Platina
    Os conflitos começaram com o desejo de posse da Cisplatina, o rio da prata e divisões da fronteira. A guerra do Paraguai aconteceu por que ela estava crescendo economicamente e sua politica era diferente da politica criolla e inglesa a Inglaterra com medo do desenvolvimento do Paraguai disse ao monarca brasileiro que Solano estava invadindo o Brasil, a Inglaterra aproveitou para vender armas para o Paraguai. o Brasil, o Uruguai e a Argentina formaram a triplice aliança lutaram contra o Paraguai que perdeu e a Inglaterra voltou a novamente ter controle sobre esses paises pois o Brasil perdeu muitos soldados, o Paraguai ficou com sua economia desestruturada, e assim a Inglaterra conseguiu evitar o Paraguai de ser um país independente.

    nome: Ana Carolina Spanhol
    nº 7
    serie: 2ª "A"

    ResponderExcluir
  13. No prossesso de independencia do Brasil holve várias revoltas contra a colonia portuguesa e uma delas foram a incomfidencia mineira, comjuração pernambucana e baiana essas revoltas serviram para alertar a coroa portuguesa que estava tomando todo lucro que o Brasil estava ganhando com a coroa mais esperta os portugueses estavam com medo que em ves dos burgueses os pobres e de classe mais baixa tambem se revoltassem contra a coroa que quanto mais revoltados maior a chance da revolução dar certo a revolta da provincia de pernambuco começou com a insatisfação dos trabalhadores rurais que com a forte seca e os impostos altíssimos não estavam obtendom lucro algum. Essa revolta chegou até a dar certo mas pouco tempo depois os portugueses repreenderam os revolucionistas e tomaram a provincia de volta.
    Allan Almeida Drumond e Silva 2°''A'' n°06

    ResponderExcluir
  14. Foi conflito entre as colonias com as metrópoles é nos dois anos seguites o parlamento inglês criou um novo imposto coloniais. Eram obrigado a coloca selos em tudo é o selo era uma farma que somente o governo podia vende colonos eram obrigado a compra.



    aluna:Rayssa Araújo 2°A

    ResponderExcluir
  15. As Revoltas na Região Platina

    Em 1831, João VI se viu na necessidade de anexar a banda oriental do rio de prata ao territorio brasileiro o que resultou em conflitos entre o Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil. Ambos paises queriam a região do rio de Prata, pois a mesma era uma importante rota comercial.
    Com essa ganancia de possuir o rio Prata, iniciou-se a Guerra Cisplatina, que acabou tragendo prejuisos aos paises involvidos.

    Maira Cristina Vioto Corrêa n° 25 2'A'i

    ResponderExcluir
  16. os representantes das colônias reuniram-se no segundo Congresso da Filadélfia (1775) e Thomas Jefferson, democrata de ideias avançadas, redigiu a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, promulgada em 4 de Julho de 1776, dando um passo irreversível. Procede à constituição de um exército, cujo comando é confiado ao fazendeiro George Washington.

    Os ingleses, lutando a 5500 km de casa, enfrentaram problemas de carência de provisões, comando desunido, comunicação lenta, população hostil e falta de experiência em combater táticas de guerrilha. A Aliança Francesa (1778) mudou a natureza da guerra, apesar de ter dado uma ajuda apenas modesta; a Inglaterra, a partir de então, passou a se concentrar nas disputas por territórios na Europa e nas Índias Ocidentais e Orientais.

    Os colonos tinham força de vontade, mas interesses divergentes e falta de organização. Das colônias do sul, só a Virgínia agia com decisão. Os britânicos do Canadá permaneceram fiéis ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Os voluntários do exército, alistados por um ano, volta e meia abandonavam a luta para cuidar de seus afazeres. Os oficiais, geralmente estrangeiros, não estavam envolvidos no conflito.

    O curso da guerra pode ser dividido em duas fases a partir de 1778. A primeira fase, ao norte, assistiu à captura de Nova York pelos ingleses (1776), além da campanha no vale do rio Hudson para isolar a Nova Inglaterra, que culminou na derrota em Saratoga (1777), e a captura da Filadélfia (1777) depois da vitória de Brandywine.

    A segunda fase desviou as atenções britânicas para o sul, onde grande número de legalistas podiam ser recrutados. Filadélfia foi abandonada (1778) e Washington acampou em West Point a fim de ameaçar os quartéis-generais britânicos em Nova York. Após a captura de Charleston (1780) por Clinton, Charles Cornwallis perseguiu em vão o exército do sul, sob a liderança de Green, antes de seu próprio exército, exaurido, render-se em Yorktown, Virgínia (outubro de 1781), terminando efetivamente com as hostilidades. A paz e a independência do novo país (constituído pelas treze colônias da costa atlântica) foi reconhecida pelo Tratado de Paris (também referido como Tratado de Versalhes) de 1783.
    Apesar das frequentes vitórias, os ingleses não destruíram os exércitos de Washington ou de Green e não conseguiram quebrar a resistência norte-americana.

    Mais tarde, em 1812 e 1815, ocorreu uma nova guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra. Essa guerra consolidou a independência norte-americana.

    Cristiana n° 11
    2° A

    ResponderExcluir
  17. ISAQUIAS


    A Independência Dos Estados Unidos


    Isso tudo aconteceu porque no dia que os Estados Unidos celebrava o seu dia de independencia as Treze Colônias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. Esta independência foi oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris. Os Estados Unidos adotaram sua atual Constituição em 1789, que estabeceu a estrutura básica do governo americano. Desde então, a nação em geral desenvolveu-se, tornando-se uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer grande influência econômica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo inteiro.


    >>>>>>>>>>OBRIGADO<<<<<<<<<<

    Isaquias


    2° ''A"


    N° = 17

    ResponderExcluir
  18. O Processo de Independencia.

    Os politicos portugueses contrários , á independencia do Brasil reagiram ás manobras em curso e exigiram que o principe e todos os funcionarios da coroa retornassem imediatamente a Portugal. dia "9" janeiro é considerado o dia do fico pois pedro optou por ficar no Brasil evento considerado por alguns Historiadores como marco "inicial" do Brasil e portugal.

    Em 1820 os politicos portugueses exigiram o retorno de João VI a portugal e a recolonização do Brasil. Em abril de 1821 iniciaram-se discussões para definir como se organizaria politicamente o Brasil , após a partida de D. João VI





    Silmara Ferreira 2° "A"

    ResponderExcluir
  19. DANIEL

    As lutas entre colonos e indios



    O encontro entre as populações nativas da america e os povos europeus resultou no exterminio da maior parte das primeiras. Nas colonias portuguesa e inglesa o desparecimento da população indigena ocorreu principalmente por causa das guerrsa; na America espanhola ocorreu tambem pela excessiva exploração da força de trabalho. America portuguesa os primeiros indios a entrar em contato com os portugueses não demostraram hostilidade e os encontros iniciais teriam sido pacificos. Esse ambiente amistoso durou o tempo exato de os indios entenderem o que os colonizadores queriam fazer aqui. A partir desse momento, o que patou a relação entre os dois grupos foi a guerra. Guerra dos tapuias (1683-1713)um dos momentos mais graves do atrito entre portugueses e indios foi a guerra de trinta anos denominada Guerra dos Tapuais, ou Guerra dos Barbaros. Tapuia era denominação uasada pelos portugueses para os indios hostis, que recusavam o contato com os brancos.Guerra Guaranítica (1750) com o objetivo de redefinir as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na America, em 1750 foi assinado o tratado de madri, que deu a Portugual a região conhecida como-][ sete povos de missões. A companhia de Jesus que administrava a região, não concordou com a entrega dos territorios aos portugueses e armou os indios para resistirem a ocupação. O episodio ficou conhecido como Guerra Guaranitica, em referencia ao povo guarani.América Espanhola os conquistadores espanhois, interessados na riquezas minerais, concentraram suas forças bélicas no dominio das terras que pertenciam aos incas, aos astecas e os maias. As principais causas das morte dos indios submetidos ao dominio espanhol foram a exploração do trabalho, o declinio da produção agricola e a destruição cultural. A guerra de Tupac-Amaru e seu povo (1780-1781) Em 1780, os indios dominaram a cidade de Tungasuca e assumiram o poder. Em 1781, Tupac-Amaru e seus seguidores macharam para Cuzco mas foram traidos por alguns de seus companheiros e derrotados pelas tropas metropolitanas. America Inglesa A ocupação Inglesa das terrasque correspondem ao Suldeste dos atuais Estados Unidos fez-se com a expulsão dos indios, que se deslocaram para o Oeste.

    Daniel

    n° 12

    ResponderExcluir
  20. A independência da América Ibérica

    Na América, as idéias iluministas incentivaram as lutas contra a exploração colonial. A independência dos Estados Unidos, marcou o início das guerras de independência e do aparecimento da idéia de nações americanas.
    Os novos rumos da economia européia, já seguia o caminho da industrialização, a metrópole intensificou a exploração das colônias, ampliando o número de conflitos entre chapetones e criollos.
    Dentro do processo de independência o México destacou-se pela participaçao das camadas populares. A independencia do Haiti foi meio que a criação de uma república negra na antiga colônia francesa.

    Cléia Ramos Lima N*10 2*A

    ResponderExcluir
  21. A independencia na América,as idéas iluministas incentivaram as lutas contra a exploração colonial.A independencia dos Estados Unidos,em 1776,marcou o inicio de nações americanas,rompendo com a forma tradicional de ver o continente americano.
    O movimento pela independencia do México destaca-se pela participação das camadas populares.
    A independencia do Haiti,a ilha era grande produtora de açucar.A exploração espanhola dizimou a população indigena por isso os colonizadores passaram a usar mão-de-obra de escravos africanos,que se tornaram rapidamente a maioria da população.

    Fernando Henrique Nº42 2º'A'

    ResponderExcluir