quarta-feira, 16 de novembro de 2011

3 ANO ' C '

E ai galera do 3 Ano 'C',
Este é o espaço para postar as repostas das atividades de voces que se encontram na pasta do 3 'C'.

BOM PASSEIO E BOA ATIVIDADE

Professora ÉRICA

9 comentários:

  1. - A parte de apresentar sobre João Goulart, para o grupo foi de grande importancia pois conseguimos apresentar um bom trabalho, descobrimos como ele entreou na politica brasileira, de como ele consegiu se tornar presidente da nação, de como ele sofreu perseguições por parte dos militares transformando- se assim em um dos grandes presidentes da nação.Deixou o governo por pressão dos militares, para tomar posse Ranieri Mazzili, deputado, se anistiou no Uruguai, e morrreu na Argentina.

    Alexandre, Ariana, Alex Sandro, Silvanei e André
    3º C

    ResponderExcluir
  2. Jucelino Kubistchek
    Foi presidente durante cinco anos(1951-1956),desenvolveu o "Planos de Metas", onde seu lema era avançar cinquenta anos em cinco. Mudou a capital do sudeste para o centro-oeste, com a intenção de afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada, criando então Brasília, a primeira cidade planejada do século. Investiu também em infra-estrutura, facilitando a vinda de empresas multinacionais para o Brasil.
    Algumas das desvantagens de seu governo foram o aumento considerável da divida externa, devido a nova capital, e o aumento da inflação ficando assim então a moeda brasileira dependente do capital estrangeiro. Crescimento desordenado da população da região central, fazendo com que aumentasse a violência de modo geral.

    Lucas, Genildo, Alex Nasc, Ailton e Jairo.

    ResponderExcluir
  3. Eurico Gaspar Dutra

    Eurico Gaspar Dutra nasceu no Cuiabá no dia 18 de maio de 1883 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 11 de junho de 1974 ele foi um militar brasileiro e décimo sexto Presidente do Brasil e único presidente do Brasil oriundo do Mato Grosso.
    Gaspar Dutra teve uma carreira militar de 1902-1945 durante todo esse tempo ele comandou a repressão à Intentona Comunista nas cidades do Rio de Janeiro, Natal e Recife em 1935 durante o governo provisório de Getúlio Vargas que o nomearia ministro da Guerra, atual Ministro da Defesa, em 5 de dezembro de 1936. Participou também da instauração da ditadura do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Permaneceu como ministro da Guerra até sair do cargo para disputar a eleição presidencial de 1945.
    No dia 2 de dezembro de 1945, Gaspar venceu as eleição e assumiu o governo em 31 de janeiro de 1946, juntamente com a abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, em clima da mais ampla liberdade.
    De caráter desenvolvimentista, Eurico Dutra reuniu sugestões de vários ministérios e deu prioridade a quatro áreas: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia.
    Uma de suas medidas mais polêmicas foi certamente a proibição dos jogos de azar no Brasil, em 30 de abril de 1946.
    Dutra deixou a presidência em janeiro de 1951, mas continuou a participar da vida política brasileira. Fez um pronunciamento importante em 1964, contra o governo João Goulart que teve ampla repercussão entre os militares.

    Hugo N°:30

    ResponderExcluir
  4. Juscelino Kubitschek de Oliveir

    Nasceu em Diamantina no dia 12 de setembro de 1902 e faleceu em Resende no dia 22 de agosto de 1976 ele foi um médico, militar e político brasileiro.
    JK começou sua carreira na politica como prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945 no ano de 1951 até 1955 ele foi governador de Minas Gerais e presidente do Brasil entre 1956 e 1961 ele foi o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto nascido após a Proclamação da República e foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília.
    No ano de 2001, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito o "Brasileiro do Século" em uma eleição que foi publicada pela revista Isto É.
    Hugo Felipe N° 30

    ResponderExcluir
  5. Jânio da Silva Quadros

    nasceu em Campo Grande no dia 25 de janeiro de 1917 e faleceu em São Paulo no dia 16 de fevereiro de 1992 foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 — data em que renunciou. Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pelo PTB. Foi o único sul-mato-grossense presidente do Brasil.
    Jânio era formado em direito e em pós graduação foi professor de Geografia no tradicional Colégio Dante Alighieri.
    Jânio chegou à presidência da República de forma muito veloz. Em São Paulo, exerceu sucessivamente os cargos de vereador, deputado, prefeito da capital e governador do estado. Após sete meses de presidente ele renunciou seu gargo pelo fato de ministros militares pressionaram a sua renunciar.
    Hugo Felipe N° 30

    ResponderExcluir
  6. João Belchior Marques Goulart

    Nasceu em São Borja no dia 1 de março de 1919 e faleceu em Mercedes no dia 6 de dezembro de 1976, conhecido popularmente como "Jango", foi um político brasileiro e o 24° presidente de seu país, de 1961 a 1964.
    O primeiro convite que Jango recebeu para entrar em um partido político foi o de Protásio Vargas, responsável por organizar o Partido Social Democrático (PSD) em São Borja mas ele recusou o convite por intervenção de Getúlio. Alguns meses depois, Jango aceitou o convite de Getúlio para entrar no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e se tornaria, mais tarde, presidente do PTB estadual e nacional.
    Em 1947, Getúlio convenceu Jango a concorrer a um assento na Assembleia Legislativa. Em 1950, Jango foi eleito para a Câmara dos Deputados com quase 40 mil votos, se tornando o segundo candidato mais votado do PTB no Rio Grande do Sul.
    Jango foi forçado a renunciar ao cargo em 23 de fevereiro de 1954, após conceder o aumento do salario mínimo, que causou forte reação entre empresários e imprensa. Presidente nacional do PTB, tornou-se o principal nome trabalhista do país, após o suicídio de Getúlio.

    Nome: Hugo Felipe N°:30

    ResponderExcluir
  7. JÂNIO DA SILVA QUADROS


    Bom! O nosso grupo falou sobre o vigésimo segundo presidente do brasil, Jânio da Silva Quadros.
    Nasceu no dia 25 de janeiro de 1917 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Sua carreira meteórica em são paulo, onde sucessivamente vereador ,prefeito e governador vencendo todas as eleições que participou até 1960.
    simbolo de sua campanha presidencial era uma vassoura, com qual prometia varrer a corrupção. Jânio adotou uma politica conservadora e folclórica tomando medidas como: proibir os usos de biquínis, o uso de lança perfume em bailes carnavalesco, etc.
    Foi eleito presidente no dia 3 de outubro de 1960, para o mandato de 1961 a 1965, com 5,6 milhões, a maior votação até então obtida no Brasil. Passou os ultimos meses de sua vida em casa de repouso em quartos de hospitais, faleceu em São Paulo no dia 16 de fevereiro de 1993 em estado vegelativo, vitima de tres derrame celebrais.
    ALUNAS:ADÍLIA ,DAIANE CRISTINA,DENISE,JULIANA,MAIZA
    Nº:01,12,13,20 e 33

    ResponderExcluir
  8. O golpe militar de 1964: A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria. Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.
    Castelo Branco morreu, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo, mal explicado nos inquéritos militares, ocorrido em 18 de julho de 1967. Um caça T-33 da FAB atingiu a cauda do Piper Aztec PA 23, no qual Castelo Branco viajava, fazendo com que o PA-23 caísse deixando apenas um sobrevivente.[3][4] No processo sucessório, Castello foi pressionado a passar a faixa presidencial para o general da linha dura Arthur da Costa e Silva mas estava organizando com o Senador Daniel Krieger um movimento contra o endurecimento do regime.[5]
    Uma junta militar é um governo formado por altos comandantes das forças armadas de um país, normalmente após a tomada do poder por meio de um putsch ou golpe de estado. A junta pode estar diretamente a cargo das funções de governo ou exercer nominalmente um papel consultivo, delegando o cargo político concreto a um de seus membros ou a outro representante.
    Diferente das ditaduras carismáticas, centradas em um líder fortemente personalizado, as juntas respondem em geral a situações de forte instabilidade política, onde interesses ideológicos levam os setores mais conservadores a controlar o poder diretamente. A ameaça comunista motivou nominal ou realmente à tomada de poder por juntas militares em vários países, nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
    Os termos milagre econômico se referi a grandes períodos de mudança, especialmente períodos de crescimento econômico dramático, na história recente de uma série de países pelo mundo.

    Alunas: Talita, Micheli, Daiane, Claudia e Jacqueline
    nº 26, 23, 10, 11, 16

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos que participaram e conseguiram conquistar uma aprendizagem ainda maior.
    Conhecer os presidentes do Brasil é fundamental para entender a a tual situação do nosso país.

    Parabéns

    ResponderExcluir